“As crianças e jovens portadores de talentos acadêmicos geralmente apresentam precocidade no desenvolvimento verbal e no desenvolvimento do pensamento lógico. Além disso, freqüentemente aprendem com pouca ajuda ou estímulo de um adulto e de modo diferente do usual. Apresentam grande curiosidade e preferência por novidades, excelente capacidade de memorização, persistência e concentração nas tarefas, interesses obsessivos e altos níveis de energia.
Talentos acadêmicos geralmente aprendem a ler antes da idade em que são apresentados formalmente à leitura nas escolas. Isto pode acontecer aos 3 ou 4 anos, mas em alguns casos essas crianças aprendem a ler aos 2 anos de idade, quase ao mesmo tempo em que aprendem a falar. A precocidade lógica não tem sido documentada tão freqüentemente, porém há casos de crianças que aos 3 anos eram capazes de dizer quanto custaria a compra dos itens colocados por sua mãe num carrinho de supermercado, ou a diferença entre a idade dos membros de sua família. Porém uma característica bastante freqüente dessas crianças é a busca constante de explicações lógicas para tudo o que ocorre ao seu redor, muitas vezes levando seus cuidadores à exasperação.
Crianças portadoras de talentos acadêmicos demonstram, desde muito cedo, sua capacidade de aprender com pouca ou nenhuma ajuda de um adulto. Isto não só é responsável pela demonstrada precocidade na leitura, mas também por outras aprendizagens, tais como o funcionamento de determinadas máquinas ou equipamentos ao seu redor, a identificação das cores antes dos 2 anos, o uso do computador, etc. A forma com que aprendem é certamente muito diferente daquela empregada por crianças ditas normais, uma vez que ‘queimam’ etapas e seguem caminhos diferentes, por meio da transferência de conhecimentos. Desde muito cedo os portadores de talentos acadêmicos demonstram uma curiosidade imensa, que os leva a buscar o conhecimento sobre assuntos tão variados quanto as bandeiras de todos os países do mundo, os dinossauros, os astros, o funcionamento de equipamentos, os insetos, ou outro qualquer. Essa curiosidade se traduz por interesses obsessivos que geralmente duram até que se esgote a sede por aquele conhecimento específico. Logo buscam outro assunto, que também toma a forma de interesse obsessivo. Por terem excelente memória, fazem associações, extremamente pertinentes e por vezes originais, de idéias e de assuntos. Quando se ocupam com tarefas de seu interesse, os talentos acadêmicos demonstram persistência e concentração, podendo abstrair-se de atividades que ocorrem ao seu redor. Além disso, têm muita dificuldade de abandonar tarefas incompletas, sendo capazes de estender sua dedicação para além de limites razoáveis.
Finalmente, a energia despendida por alguns talentos acadêmicos é imensa. Esta energia tanto pode ser canalizada para atividades e tarefas construtivas quanto pode se manifestar como hiperatividade e/ou desinteresse, quando suas necessidades educativas não são devidamente atendidas. Crianças e jovens portadores de talentos acadêmicos podem tornar-se adultos eminentes, embora não haja garantias de que isto ocorra. Porém é certo que, para que se tornem adultos produtivos, são necessárias adaptações nas ofertas educativas e culturais feitas a eles; apenas isso permitirá que desenvolvam seus potenciais até os limites realizáveis.”
Anônimo
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Talentos Acadêmicos
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